Adiado o retorno do Vapor às águas do Rio São Francisco
Em fase final de reforma, Vapor Benjamim Guimarães recebe nova caldeira e tem data de reinauguração confirmada

A Prefeitura e a Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) estão comunicando o adiamento do retorno do centenário Vapor Benjamim Guimarães ao trecho do “Velho Chico”, no Norte de Minas. A data inicialmente prevista era 28 de abril. Dentro d’água, ele passará pelos últimos testes antes de ser reinaugurado.
Na manhã dessa quinta-feira, 24/04, a equipe da Indústria Naval Catarinense/INC, responsável pela execução da reforma, realizou a instalação da nova caldeira da embarcação, movido a lenha (28 toneladas). Seus 60 CV de potência impulsionarão o barco na velocidade de até 6,5 nós, aproximadamente 12 km/h.
Após 5 anos retirado das águas, o Vapor entrou na fase final da sua obra de reforma e restauração. Sua recuperação total é custeada pelo Ministério de Minas e Energia, através da Eletrobrás - um investimento total de R$ 5,8 milhões, informa a Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR).
A Prefeitura e a EMUTUR confirmam que a embarcação será reinaugurada em 1° de junho - nas comemorações dos 113 anos do município. Patrimônio histórico e símbolo cultural de Pirapora, o Benjamim Guimarães é o principal atrativo turístico da região.
Tombado desde 1985 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), o vapor tem capacidade para 140 passageiros; 43,85 metros de comprimento; 7,96 de largura e peso descarregado de 243 toneladas - com acréscimo de 66 toneladas quando carregado. Trata-se da única embarcação a vapor movida pelo sistema original de lenha, caldeira e roda-pôpa.
.
COMENTÁRIOS