VLI capta R$ 1 bilhão e ferrovias em Minas Gerais serão beneficiadas
Investimentos no Estado contemplam troca de trilhos e construção de pátios no Corredor Leste, que liga o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo

A companhia de soluções logísticas VLI encerrou o processo de captação de R$ 1 bilhão em debêntures e se prepara para iniciar os investimentos na malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que corta Minas Gerais. No Estado, além da troca de trilhos e dormentes nos corredores logísticos, o montante a ser investido também será destinado à construção de pátios no Corredor Leste, que liga o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo.
Os aportes estavam previstos no processo de renovação antecipada da concessão que atualmente está em curso no Ministério dos Transportes. O novo contrato prevê a troca de 5,7 mil quilômetros de trilhos nos corredores Minas-Bahia e Minas-Rio, além dos corredores Centro-Leste e Centro-Sudeste.
A VLI já havia informado que aproximadamente 50% dos investimentos previstos para a renovação antecipada das ferrovias FCA seriam destinados a Minas Gerais. No total, os aportes da VLI somam R$ 30 bilhões, que serão destinados para outorga e compensações, além de iniciativas com foco na melhoria da infraestrutura e compra de locomotivas.
Para concretizar as obras, cerca de R$ 600 milhões deverão ser aplicados na manutenção de trilhos e dormentes em todos os corredores logísticos da companhia. No projeto, também estão contemplados a manutenção de material rodante, com a substituição planejada de mais de 6 mil unidades de rodeiros de vagões, a um custo estimado de R$ 100 milhões.
O CEO da VLI, Fábio Marchiori, destaca que a companhia – que também opera portos e terminais – busca efetivar a transformação da logística no Brasil e com isso, investiu mais de R$ 14 bilhões apenas na FCA. “Esse valor corresponde a mais do que 100% do caixa gerado na operação da concessão, sendo que o excedente de investimento foi feito com aportes de capital”, pontua.
Além do montante citado, a VLI ressalta a realização de diversos aportes importantes destinados à construção e a modernização de terminais integradores que conectam o modal rodoviário ao ferroviário. O objetivo, segundo a empresa, é ampliar a eficiência da logística para o mercado de grãos, açúcar, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos, minérios, dentre outros.
Cerca de 50% desses investimentos serão direcionados a Minas Gerais. O Terminal Integrador de Pirapora (TIPI) foi o 1° adquirido pela VLI, em 2013. É responsável pela captação de sola e milho de regiões agrícolas do Noroeste de Minas, Goiás e Sudoeste da Bahia. Cuida do armazenamento, carregamento ferroviário e descarga rodoviária dos grãos. Se conecta com a FCA e a Estrada de Ferro Vitória a Minas.
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